quarta-feira, 3 de julho de 2013

RESTAURANDO A SORTE

     

(Foto retirada do site rosaneitaborai.blogspot.com.br)

     A Palavra de Deus é muito clara ao afirmar que o cristão passa por muitas adversidades e muitas delas são permitidas por Deus ou para a Sua própria glória ou para edificação de Seu povo. Deus permitiu que José fosse vendido como escravo e preso em uma masmorra no Egito com a finalidade de abençoar grandes multidões e, principalmente, a sua família. Deus permitiu que Jó perdesse tudo, todos os filhos, quase todos os bens e a sua saúde, porém, quando Jó estava em oração, Deus restaurou a sua sorte e devolveu em dobro de tudo que tinha perdido. A história de Jó tem abençoado muitos cristãos ainda hoje em toda face da terra.
    O apóstolo Paulo ficou um bom tempo preso em cadeias romanas limitado no cumprimento de sua missão, mas foi de lá que escreveu importantes cartas, que são fundamentos para todo o Cristianismo de todas as épocas. Deus, em Sua soberania, permite que passemos por grandes lutas para que, através de nossa vida, de Sua intervenção e cuidado, muitos sejam abençoados, consolados, motivados e fortalecidos.
    Outras vezes, Deus permite a adversidade para sua própria glória; os três jovens hebreus foram lançados na fornalha acesa, mais Deus os livrou com Sua própria presença em tão grande prova e o resultado disso foi o reconhecimento público da grandeza do Deus de Israel. Falou Nabucodonosor e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou seus servos, que confiaram nele, pois não quiseram cumprir a palavra do rei, preferindo entregar o seu corpo, a servirem e adorarem a qualquer outro deus, senão ao seu Deus. Portanto, faço um decreto pelo qual todo povo, nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas em monturos; porque não há outro deus que possa livras como este. Então, o rei fez prosperar a sadraque, Mesaque e Abede-Nego na província da Babilônia (Dn. 3:28-30).  
    O mesmo se deu com Daniel lançado à cova dos leões; Deus o livrou milagrosamente das feras e o resultado foi o decreto do Rei reconhecendo o Deus de Daniel como único e verdadeiro Deus e provedor de seus discípulos. “Então, o rei Dario escreveu aos povos, nações e homens de todas as línguas que habitam em toda a terra: Paz vos seja multiplicada! Faço um decreto pelo qual, em todo o domínio do meu reino, os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel, porque ele é o Deus vivo que permanece para sempre; o seu reino não será destruído, e o seu domínio não terá fim. Ele livra, e salva, e faz sinais e maravilhas no céu e na terra; foi ele quem livrou a Daniel do poder dos leões. Daniel, pois, prosperou no reinado de Dario e no reinado de Ciro, o persa” (Dn. 6:25-28).
    Porém, muitas vezes, as adversidades da vida vêm como consequências de nossos pecados. Esse foi o caso de Davi, que experimentou significativas perdas por conta de seu adultério, mas, o texto sagrado nos lembra que, mesmo que venhamos a pecar, isso não é o fim, Deus nos dá a oportunidade de arrependimento e conversão. Deus promete restaurar a nossa sorte se confessarmos e mudamos de comportamento. Deus perdoou o pecado de Davi e lhe concedeu a graça de uma nova caminhada e a bênção de terminar a sua vida completamente restaurado.

Rev. Edson Dantas