sábado, 31 de agosto de 2013

NO PRINCIPIO

“No Principio, criou Deus  os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas”. Gn.1;1-2.
 - Gênesis é o livro das origens. É o primeiro livro da Bíblia, sem ele não poderíamos entender a essência da mensagem registrada nas Escrituras.
   - No Gênesis temos todas as doutrinas da fé cristã:

    A doutrina de Deus > O criador de todas as coisas, Senhor soberano que dirige a história.
    A doutrina dos Anjos > Várias passagens do Gênesis apresenta os anjos do Senhor ministrando em favor dos homens.
   A doutrina do pecado > Revelando a depravação total do homem, após desobedecer ao Senhor e comer do fruto proibido.
   A Doutrina da graça >  Mostrando o Deus gracioso e amoroso que incondicionalmente ama o homem pecador e revela o eterno concerto da redenção através de Jesus Cristo o prometido nas Escrituras.
- É um livro rico e um tesouro inesgotável das verdades eternas. 
 - Nos capítulos 1 e 2 temos o registro da criação, a forma como Deus criou todas as coisas segundo o propósito da Sua vontade.
 - O capítulo três de Gênesis nos fala da queda do homem.
    - Deus criou o homem a sua imagem e semelhança e o colocou no jardim do Éden para que ele governasse e desfrutasse de plena felicidade.
   - Deus criou o homem com livre arbítrio, ele tinha poder para pecar e poder para não pecar. Deus não fez um robô e, por isso, Ele colocou no  jardim a árvore do conhecimento do bem e do mal, para que o homem   pudesse escolher e provar seu amor e obediência ao seu criador.
   - Entretanto o homem resolveu pecar. Trazendo consequências desastrosas aos seus descendentes e  a toda criação de Deus. Quando Adão pecou, pecamos com ele. Adão era o nosso representante.
  - O homem perdeu o livre arbítrio. A descendência de Adão está sob o jugo do pecado. Já nascemos escravos do pecado. A Bíblia diz: “Eu nasci na iniquidade e em pecado me concebeu minha mãe”.  Diz a Palavra de Deus: “Quem comete pecado é escravo do pecado”, “Todos pecaram”.
    - Mas o segundo Adão veio para nos resgatar do jugo do pecado. Jesus Cristo liberta o homem e o torna filho de Deus. Foi Jesus quem disse: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, “Se o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.
   - Só através de Jesus Cristo temos pleno acesso a Deus o Pai e podemos vivenciar a comunhão e graça do Senhor. A Palavra nos ensina: “Onde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus”.
   - O homem pecou, mas, Deus anunciou o Proto-evangelho. (Primeiro Evangelho) em Gn.3;15. “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”.  
   - A solução é Jesus Cristo, só o Senhor pode nos dá vida e vida em abundancia.   Deus te abençoe! 
                                               Pr. Inaldo Peixoto

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

CULTO ESPECIAL MARCA ANIVERSÁRIO DE 97 ANOS DA SAF DA IGREJA CENTRAL




Em uma noite festiva, a Sociedade Auxiliadora Feminina - SAF - da Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns, Pernambuco, comemorou seus quase 100 anos de existência na noite do sábado, 24 de agosto de 2013.
Os 97 anos da organização que congrega naquela igreja as mulheres ativas no evangelho de Jesus Cristo, sempre atentas às necessidades do povo de Deus e da Igreja, foram conduzidos por sua Presidente, a irmã Shirley Portela e demais integrantes daquele grupo, que elaboraram programação especial que marcou a data.
Na pregação, presença do Pastor Lutero, que levou a palavra de Deus aos presentes com sermão baseado em Isaías capítulo 06.
Na sua pregação, Lutero reiterou o papel do cristão na terra, que é de fazer TUDO para Glória de Deus e não para honra própria.
Referiu-se ainda às missões e da nossa responsabilidade em levar adiante os ensinamentos do Mestre, até que Ele venha.

A Presidente da SAF, Shirley, finalizou o culto homenageando o pastor convidado com uma lembrança da Sociedade que a mesma preside.
  
Abaixo, alguns momentos daquele sábado e acima, no vídeo, a pregação na íntegra.











quinta-feira, 22 de agosto de 2013

"EIS-ME AQUI. ENVIA-ME!" (Isaías 6:8)

A Igreja Presbiteriana do Brasil nasceu do fervor missionário de um jovem que ouviu o chamado do Senhor da seara e veio plantar a semente do evangelho em nossa nação.
Essa semente germinou, brotou e frutificou. temos hoje uma relevante igreja, no âmbito nacional pregando o evangelho de Jesus Cristo.
        Ashbel Simonton foi chamado pelo Espírito Santo, após ouvir o sermão  pregado por  seu professor, o famoso teólogo Charles Hodge. Candidatou-se  perante a Junta de Missões da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos, citando o Brasil como campo de sua preferência. No dia 12 de agosto de 1859 chegou ao Rio de Janeiro.
        Hoje, 154 anos depois somos desafiados a continuar e a priorizar missões. Entendendo que se faz missões não apenas orando e contribuindo financeiramente, mas, principalmente com a doação da própria vida.
       Como o  profeta Isaias que após ouvir a voz do Senhor: “Quem enviarei? Quem irá por nós?”. Respondeu: “Eis-me aqui. Envia-me!”
      Como o jovem reverendo Simonton que teve  pouco anos de um profícuo  ministério deixou um legado que chegou até nós e certamente continuará pois, esta igreja pertence ao Senhor Jesus e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
     A Nossa oração ao Senhor da Igreja é:
     1 – Que Ele avive a Sua igreja de forma tremenda e poderosa. Para que a igreja possa olhar para o campo e vê que são poucos os obreiros e há necessidade urgente de anunciarmos o evangelho de Jesus Cristo. O Reverendo Hernandes dias Lopes diz:  “porque o tempo de proclamar o evangelho é agora. Devemos fazer a obra de Deus enquanto é dia, enquanto temos oportunidade, enquanto as portas estão abertas.Só temos essa geração para evangelizar os nossos contemporâneos. Se falharmos nessa empreitada, teremos fracassado em nossa missão”
    2 –  Que possamos despertar para nossa responsabilidade em proclamar a Palavra. Disse Jesus: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. Mt.28:19
   3 – Que possamos anunciar o evangelho com alegria e gratidão. Sabendo que somos embaixadores do Rei e mesmo sem merecer, Ele nos conferiu tão grande privilégio. Como canta o poeta. “Vamos irmãos, levar essa luz ao mundo inteiro! Vamos, irmãos, contar que esse dom é verdadeiro! Vamos irmãos, pregar mui confiados no Cordeiro que, na cruz, já fez a nossa Redenção”.
                                                                            Pr. Inaldo Peixoto 

sábado, 10 de agosto de 2013

PORQUE DEVEMOS ORAR?


A oração é a maior força que atua na terra. Orar é conectar o altar com o trono, é unir a fraqueza humana à onipotência divina. É entrar na sala do trono e falar com aquele que tem as rédeas da história em suas mãos. Sendo Deus soberano, escolheu agir na história por meio das orações do seu povo. A oração move o braço daquele que governa o universo. Nada é impossível para oração feita a Deus, em nome de Jesus, no poder do Espírito, porque nada é impossível para Deus. Tudo quanto Deus pode fazer, pode ser alcançado pela oração. Uma igreja de joelhos tem mais poder do que um exército. Destacaremos três pontos para nossa reflexão.

  1 - Pela oração Deus traz grandes livramentos ao seu povo. Israel estava no cativeiro, debaixo da chibata dos egípcios, com os pés no barro e as costas esfoladas. O povo clamou a Deus e Deus viu, ouviu e desceu para libertá-lo da escravidão. Pedro estava preso, na prisão máxima de Herodes, sob forte vigilância de escolta policial, aguardando o final da Páscoa para ser executado. Havia, porém, oração incessante da igreja em seu favor. Deus enviou seu anjo para despertar Pedro e adormecer os guardas. A situação se inverteu: Pedro foi solto e Herodes foi morto. Quando a igreja ora, os céus se movem, a igreja é fortalecida e os inimigos são desbaratados.
  2 - Pela oração Deus cura os enfermos. Deus perdoa todas as nossas iniquidades e sara todas as enfermidades. Ele é o Jeová Rafá, o Deus que nos cura. Para ele não há causa demasiadamente difícil. Portanto, a última palavra não é da medicina, mas de Deus. Assim como Jesus, em seu ministério terreno, levantou os paralíticos, curou os cegos e purificou os leprosos, assim também, hoje, ele cura os enfermos em resposta às orações da igreja. Devemos nos aproximar de Deus como o leproso aproximou-se de Jesus: “Senhor, se tu quiseres, tu podes purificar-me”. Deus pode tudo quanto ele quer. Para ele não há doença incurável nem causa perdida. Por isso, os apóstolos oraram pelos enfermos. Os pais da igreja oraram pelos enfermos. Os reformadores oraram pelos enfermos. Os avivalistas oraram pelos enfermos. Nós, também, precisamos orar pelos enfermos, pois a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará.
   3 - Pela oração Deus fortalece sua igreja com poder. Os grandes reavivamentos espirituais aconteceram em resposta às orações da igreja. O derramamento do Espírito é sempre precedido pela oração e vem em resposta às orações. O Espírito Santo desceu sobre Jesus no rio Jordão quando ele estava orando. O Espírito Santo foi derramado no Pentecostes quando a igreja perseverava unânime em oração. O poder de Deus vem pela oração. Sem oração não há poder. Sem oração a pregação não produz vida. Os apóstolos entenderam que deveriam se consagrar à oração e ao ministério da Palavra. Oração e Palavra precisam caminhar juntas. Precisamos ter luz na mente e fogo no coração. Não basta apenas proferir a Palavra de Deus, é preciso ser boca de Deus. Não basta conhecer a respeito de Deus, é preciso ter intimidade com Deus. Sem oração os púlpitos serão fracos e infrutíferos. A pregação é lógica em fogo. O pregador precisa arder. Precisa pregar no poder do Espírito e em plena convicção. O apóstolo Paulo disse que a sua palavra e a sua pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder. Que a igreja se desperte para oração e que por meio da oração humilde, fervorosa e perseverante, as torrentes do Espírito caiam sobre nós, trazendo restauração para a igreja e salvação para os perdidos.             



Pastor Hernandes Dias Lopes