quarta-feira, 1 de outubro de 2014

REDE DE COMUNICAÇÃO I

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.
Filipenses 4:8-9.

Na sociedade pós-moderna em que vivemos, temos recursos extraordinários que nossos pais não tiveram.
            Fazemos parte de um mundo onde a globalização é algo marcante na sociedade, gerando interação e integração.
            Dentro desse contexto, temos a rede mundial de comunicação, a internet.
            Nesse universo da comunicação, percebemos vários caminhos e muitas tentações, principalmente para nós, cristãos.
            Somos gratos a Deus por todo avanço tecnológico e científico proporcionado em nosso tempo, mas é preciso dizer aos cristãos: Cuidado!
            O cristão precisa entender que tudo que ele escreve e posta nas redes de comunicação não está dissociado da sua conduta cristã.
            Dois aspectos desejo salientar para os cristãos no uso dessas ferramentas.
            Aspectos negativos e aspectos positivos.
            I. Aspectos negativos:
            Estamos negligenciando os princípios bíblicos:
            A boa parte dos cristãos está usando as redes sociais para desabafar.
            Entendemos que o desabafo é importante e precisamos exercitar esse instrumento que nos ajuda a melhorar, quando praticado da maneira correta.
            Qual seria a maneira correta do desabafo?
            Primeiro: Desabafe com uma pessoa que tem sabedoria e a graça de Deus para lhe ajudar. Ex.: A sunamita fez isso. Ela desabafou suas angústias e frustrações com o profeta Eliseu.
            Segundo: Desabafe com Deus. Jesus disse: “Entra no teu quarto, fecha a tua porta e busca ao Pai em secreto” Mt 6:6
            O profeta Elias fez isso. Ele desabafou para Deus.
            O profeta Jonas também praticou esse mecanismo e Deus teve toda paciência para ouvir e restaurar o profeta de suas angústias.
            Ana também desabafou a Deus suas frustrações, e o sacerdote Eli, após compreender a sua dor, abençoou aquela mulher em nome do Senhor.
            O que boa parte dos cristãos está fazendo hoje é não procurar a pessoa que pode ajudá-lo, não desabafa diante de Deus, mas vai para o facebook e lava a roupa suja para todos que estão conectados à rede.
            Um outro princípio bíblico negligenciado pelos cristãos hoje é o corpo a corpo. Jesus disse: “Vai lá e conversa com teu irmão, se ele te ouvir ganhaste teu irmão”. Mt 18:15
            O que Jesus está nos ensinando é que durante nossa caminhada temos brigas, discursões e conflitos, mas o Senhor disse que a solução é procurar o irmão e usar sinceridade e transparência para solucionar esses conflitos.
            Boa parte dos cristãos não fala com seu irmão, não resolve seus conflitos de forma pessoal. Vai para as redes sociais e começa a tratar assuntos que não interessam; pelo contrário, aumentam a rede de fofoca e especulações.
            Outro aspecto negativo é o fato de que muitos, no calor da emoção e da raiva, escrevem e colocam na rede o que não deviam colocar, esquecendo que são responsáveis judicialmente por aquilo que postam e podem responder por isso, podem ser processados, e mais... se seu filho menor colocar algo que venha a ferir o próximo, você vai responder na justiça por aquilo que seu filho fez.
            Portanto, é imprescindível que tenhamos uma postura ética, equilibrada, cristã, mas que possamos ensinar nossos filhos para que, nessa caminhada, eles não se desviem nem para direita, nem para esquerda.  
            Quero sugerir a você a leitura de Mateus, capítulos 5 a 7; Romanos 12:9-21.
            Continua na próxima semana, falando dos aspectos positivos. Deus abençoe!

Pr. Inaldo Peixoto